domingo, 22 de novembro de 2009

Palestra do Professor Iran Abreu Mendes

Prezados Colegas:

É com satisfação que anunciamos, dentro das atividades do PRODOCÊNCIA/PIBID,
que tem à frente o Professor Antônio Joaquim Rodrigues Feitosa, a palestra do
Professor Iran Abreu Mendes, do Departamento de Matemática da UFRN.

Título da Palestra: "A formação do professor pesquisador para o ensino da
matemática: uma necessidade na reforma universitária."

Resumo da Palestra:

A universidade vem sofrendo mudanças e adaptações constantes com relação ao
processo de ensino e pesquisa, ao longo da sua história. Tais mudanças e
adaptações talvez sejam ocasionadas pela emergência de um diálogo
sócio-cognitivo estabelecido pela ciência a partir da sua integração com os
contextos sociais, culturais e políticos da sociedade planetária. Desse
movimento de mutação paradigmática pelo qual a ciência passa, resulta na
transformação da educação. Nesta palestra faremos uma reflexão acerca dessas
transformações tomando como referência o caráter investigatório implícito no
ensino, tomando como foco de discussão a licenciatura em matemática, pois não
concebemos a formação do professor de matemática, desvinculada de um espírito
investigador que articule os conhecimentos discutidos na formação licenciada,
com as condições humanas na qual nos inserimos no planeta. Nesse sentido,
defendemos que o ensino de matemática essa formação de professores deve
centrar-se em três grandes aspectos: a sociedade, a cultura e o processo
cognitivo gerado pelos e nos dois primeiros, no qual se inclui a matemática
produzida. É necessário, entretanto, que os professores das licenciaturas
desenvolvam estratégias didáticas que estimulem o espírito investigador dos
licenciandos, subsidiando a formação de um professor pesquisador que faça da
sua prática docente um constante ir e vir na busca de soluções para o
desenvolvimento cognitivo dos estudantes.

LOCAL: AUDITÓRIO DA CENTRAL DE AULAS
DATA: 23 de novembro de 2009 (próxima segunda-feira)
HORÁRIO: 14h00min

Contamos com a presença de todos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário